Dias frios do inverno são um convite para ficar por mais alguns minutinhos na cama. Mas um estudo divulgado recentemente pode animar as pessoas a sairem debaixo das cobertas um pouco mais cedo para praticar esportes.
Isso porque pesquisadores australianos afirmam que caminhar durante as manhãs pode ajudar a combater com mais eficácia diabetes e, consequentemente, a obesidade.
Segundo o estudo, a caminhada matutina ajuda a regenerar a chamada gordura parda (tecido adiposo marrom) que queima energias com maior rapidez do que a gordura comum (branca), que armazena energia e provoca aumento da massa corporal. Mas por que isso é bom?
Cientistas explicam que a gordura parda não armazena energia e justamente por isso animais que possuem muita gordura parda estão protegidos contra o diabetes, a obesidade e uma série de desordens metabólicas.
“Sem dúvidas a caminhada é a melhor atividade física para quem possui diabetes, já que reduzem os níveis de glicose e melhoram a ação da insulina”, disse a educadora física Flávia Herrera, que sugere a prática pelo menos três vezes por semana por aproximadamente meia hora, no mínimo.
“A caminhada proporciona condicionamento cardiovascular, fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL), aumentando o colesterol bom”, completou.
Como é uma atividade aeróbica, a educadora explica que isso também ajuda na oxigenação cerebral e, dependendo da frequência, pode liberar os hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, a endorfina. “Uma simples caminhada colabora na prevenção de várias doenças, como acidente vascular cerebral, ansiedade, osteoporose, artrose, até intestino preguiçoso”, comentou.
Flávia destaca que, assim como os músculos, os ossos também ficam mais fortes à medida que se pratica atividades físicas e exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade.
Estes são os mais indicados para este fim e é neste grupo que a caminhada se inclui. Para a especialista, diversos mitos em relação a prática da caminhada podem influenciar nos resultados da atividade. Sono, alimentação e estresse podem interferir no rendimento.
“Não há problemas em comer antes de caminhar, é até indicado. Não é recomendado praticar atividades físicas de barriga vazia. Outro mito é quanto ao horário. Quem tem um dia atribulado, é preferível que se faça a caminhada pela manhã, isso pode até dar mais disposição. Se for praticada no fim do dia, é importante que se descanse um pouco antes de sair andando. E o mais importante: procure horários em que o sol não esteja tão forte, antes das 11h e depois das 16h.”
Já os trajes, independentemente da estação do ano, devem ser leves, e o calçado sempre tênis com aberturas para entrada de ar.
“Se estiver friozinho, procure moletons e calças de tecidos menos pesados.” A hidratação durante a prática também não pode ser esquecida. “Nos dias de inverno, ela não é tão intensa quanto no verão, mas não deve ser ignorada.”